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segunda-feira, 22 de julho de 2013

As TICs chegaram à escola. Como entrar pela porta da frente?

As TICs chegaram à escola. Como entrar pela porta da frente? Novais, Vera Lúcia Duarte de. PUC-SP, 2004.

Resumo e Crítica:

Novais, antes de falar da inserção das TICs na escola, faz uma rápida reflexão: Que as ações devem estar focadas na escola e na cultura que está inserida e que no Brasil os computadores entraram na escola primeiramente pelas ações de Universidades Públicas com o objetivo de torná-lo um aliado ao processo de desenvolvimento cognitivo dos alunos, uma ferramenta a mais de aprendizagem. E que o professor tem um papel importante e que a sociedade atribui o sucesso ou o fracasso da aprendizagem dos alunos aos professores.
Nossas salas de aula continuam a funcionar como nos velhos tempos, de modo geral bastante fechadas. Havendo uma contradição no  "discurso" do professor e o que ocorre "de fato" na sala de aula, o mesmo se isola em sua sala, tradução: "cada um por si".
A autora fala também da forma de organização dos professores "em feudos", dificultando a tomada de decisões que atinjam a totalidade do corpo docente.
Max Weber (1971), "a lógica burocrática, como a construção da organização do trabalho sobre uma regulamentação estrita de papéis, de sorte que as práticas independem das características singulares dos assalariados e das relações pessoais que eles mantêm em seu trabalho". A lógica burocrática faz com que cada um, se isole e fique alienado com relação a um projeto coletivo de educação. Com o pensamento de evitar confronto com os colegas professores e isso resulta em imobilidade, apatia e outros.
Voltando ao início do resumo à cultura existente na escola, a fragmentação na estrutura, não proporciona que o computador avance e chegue na escola como um desafio, uma oportunidade, uma ferramenta a mais na aprendizagem e sucesso dos alunos. E para isso todos os membros da escola devem viver uma mudança sendo autores do próprio processo, é dando a responsabilidade da criação e do andamento do projeto ao grupo de professores e a toda equipe gestora, que os mesmos ficarão a vontade para inserir a realidade da comunidade escolar e encarar o desafio e desencadear o ingresso do computador na escola " pela porta da frente ". Assim, a escola deixa a organização que engessa, sofre as mudanças, enfraquece a cultura de isolamento, envolve a comunidade escolar em torno de objetivos comuns.
A partir do momento que todos entenderem o papel do computador como recurso de aprendizagem é que a escola de fato, incorpora as TICs no Projeto Político Pedagógico.

Outra fonte de leitura:
THURLE, Mônica Gather. Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.


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