As TICs chegaram à escola. Como
entrar pela porta da frente?
As TICs chegaram à escola. Como entrar pela porta da frente? Novais,
Vera Lúcia Duarte de. PUC-SP, 2004.
Resumo e Crítica:
Novais, antes de falar da inserção das TICs na escola, faz uma rápida
reflexão: Que as ações devem estar focadas na escola e na cultura que está
inserida e que no Brasil os computadores entraram na escola primeiramente pelas
ações de Universidades Públicas com o objetivo de torná-lo um aliado ao
processo de desenvolvimento cognitivo dos alunos, uma ferramenta a mais de
aprendizagem. E que o professor tem um papel importante e que a sociedade
atribui o sucesso ou o fracasso da aprendizagem dos alunos aos professores.
Nossas salas de aula continuam a funcionar como nos velhos tempos, de
modo geral bastante fechadas. Havendo uma contradição no
"discurso" do professor e o que ocorre "de fato" na
sala de aula, o mesmo se isola em sua sala, tradução: "cada um por
si".
A autora fala também da forma de organização dos professores "em
feudos", dificultando a tomada de decisões que atinjam a totalidade do
corpo docente.
Max Weber (1971), "a lógica burocrática, como a construção da
organização do trabalho sobre uma regulamentação estrita de papéis, de sorte
que as práticas independem das características singulares dos assalariados e
das relações pessoais que eles mantêm em seu trabalho". A lógica
burocrática faz com que cada um, se isole e fique alienado com relação a um projeto
coletivo de educação. Com o pensamento de evitar confronto com os colegas
professores e isso resulta em imobilidade, apatia e outros.
Voltando ao início do resumo à cultura existente na escola, a
fragmentação na estrutura, não proporciona que o computador avance e chegue na
escola como um desafio, uma oportunidade, uma ferramenta a mais na aprendizagem
e sucesso dos alunos. E para isso todos os membros da escola devem viver uma
mudança sendo autores do próprio processo, é dando a responsabilidade da criação
e do andamento do projeto ao grupo de professores e a toda equipe gestora, que
os mesmos ficarão a vontade para inserir a realidade da comunidade escolar e
encarar o desafio e desencadear o ingresso do computador na escola " pela
porta da frente ". Assim, a escola deixa a organização que engessa, sofre
as mudanças, enfraquece a cultura de isolamento, envolve a comunidade escolar
em torno de objetivos comuns.
A partir do momento que todos entenderem o papel do computador como
recurso de aprendizagem é que a escola de fato, incorpora as TICs no Projeto
Político Pedagógico.
Outra fonte de leitura:
THURLE, Mônica Gather. Inovar no interior da escola. Porto Alegre:
Artmed Editora, 2001.
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