ALMEIDA, M. Gestão de Tecnologias na escola. Série “ Tecnologia e
Educação: novos tempos, outros rumos ” – Programa Salto para o Futuro,
Setembro, 2002. http:www.tvebrasil.com.br/salto-boletim2002
Resumo:
De acordo com Almeida, a partir da análise de conteúdo, o assunto Gestão
de tecnologia na escola, inicialmente como um instrumento para agilizar o
controle e a gestão técnica, mais tarde adentrou no ensino nas atividades de
sala de aula. Tais atividades levaram a compreensão e expansão da tecnologia,
permitindo estabelecer novas relações com o saber, rompendo os muros da escola,
propiciando a gestão participativa.
Nas ações de hoje há de empregar todos os recursos, inclusive as TIC,
tendo em vista a criação de comunidades colaborativas que propiciem construir
uma sociedade solidária e mais humanitária.
Nessa formação, cujo eixo articula a realidade da escola, o educador
terá a oportunidade de identificar e analisar as problemáticas, permitindo
assim, identificar contribuições das TIC para transformar o seu fazer
profissional, que constitui o avanço.
Almeida, também menciona as outras dificuldades que se fazem presentes,
como condições físicas, materiais e técnicas adequadas, quanto com a postura
dos dirigentes escolares, pouco familiarizados com a questão tecnológica.
Daí a importância da formação de todos os profissionais que atuam na
escola. Essa evolução levou à tomada de consciência da importância de
incorporar TIC à prática pedagógica e ao contexto da sala de aula, bem como
envolver os gestores nessas atividades. Cria-se, assim, um ambiente de formação
para que o gestor escolar reconstrua o seu papel frente às responsabilidades e
como gestor do projeto político pedagógico, bem como pela criação de uma nova
cultura da escola, que incorpore as TIC às suas práticas.
Os participantes do ambiente virtual são incitados a ler e a interpretar
o pensamento do outro, conviver com a diversidade e a singularidade.
A autora traz os benefícios do uso das TIC na gestão escolar como:
registrar e atualizar a documentação; criar um sistema de acompanhamento da
comunidade à escola; definir metodologias de avaliação adequadas com critérios
democráticos e participativos; trocar informações. Assim, gestores identificam
problemas e busca alternativas de solução.
A fim de propiciar formação de gestores para a incorporação das TIC, as
secretarias de educação juntamente com o Ministério da Educação, através do
ProInfo – Programa Nacional de Informática na educação, com um encontro presencial
e através de especialistas na ação realizaram trabalhos cujo eixo foi a
realidade da escola pública e o papel do gestor como líder da inserção das TIC
na escola. Os participantes retomam às suas escolas para desenvolverem
atividades propostas no encontro. A partir daí vem as interações nos fóruns e
os formadores passam a orientar e provocar reflexões que levam a avanços e
desafios.
2) Citações Principais do Texto:
“Posteriormente, as TIC começaram a adentrar no ensino e na aprendizagem
(...)” (p.1)
“Criam-se possibilidade de redimensionar o espaço escolar, (...),
propiciando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo
colaborativo (...)” (p.01)
“Há que se empregar nas ações de hoje todos os recursos disponíveis,
inclusive as TIC (...)” (p.02)
“Nessa formação, cujo eixo articula a realidade da escola (...)” (p. 02)
“A criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que dê
subsídios para a tomada de decisões (...)”(p. 03)
“Essa evolução levou à tomada de consciência da importância de
incorporar as TIC à prática pedagógica e ao contexto da sala de aula (...)”
(p.05)
3) Comentários (parecer e crítica):
Vejo que há algum tempo as TIC vem agilizando as práticas
administrativas e adentrando com certa resistência na aprendizagem integrando
às atividades de sala de aula, provavelmente devido não só à resistência dos
profissionais, mas também a falta de preparo para aplicar as novas tecnologias.
Acredito que são poucos, mas ainda temos casos na escola, de profissionais com
falta de iniciativa para retomar aos estudos e fazer modificações no seu fazer
pedagógico.
Esse ponto de partida do Ministério da Educação e das secretarias de
Educação em parceria com o Programa Nacional de Informática na Educação
(ProInfo), vem proporcionar uma formação à distância, para facilitar que os
profissionais de educação tenham a oportunidade de retomar aos estudos e
avançar frente as novas tecnologias, buscando interagir, trocar experiências e
solucionar problemas.
A evolução com a incorporação das TIC traz um avanço à prática
pedagógica e ao contexto da sala de aula, cria uma possibilidade ao gestor de
reconstruir seu papel de responsável perante a sua comunidade escolar, além de
criar uma nova cultura, de incorporar as TIC às suas práticas, buscando resolver
situações problema do cotidiano escolar.
4) Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):
Após a formação, o gestor consciente dos benefícios após a incorporação
das TIC, não só para agilizar as atividades administrativas, mas também para a
construção e prática pedagógica, irá retomar à sua escola como líder da
inserção da referida ferramenta?
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