ALMEIDA, M. Gestão
de Tecnologias na escola. Série “ Tecnologia e Educação: novos tempos, outros
rumos ” – Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002.
http:www.tvebrasil.com.br/salto-boletim2002
Resumo:
De acordo com
Almeida, a partir da análise de conteúdo, o assunto Gestão de tecnologia na
escola, inicialmente como um instrumento para agilizar o controle e a gestão
técnica, mais tarde adentrou no ensino nas atividades de sala de aula. Tais
atividades levaram a compreensão e expansão da tecnologia, permitindo
estabelecer novas relações com o saber, rompendo os muros da escola,
propiciando a gestão participativa.
Nas ações de hoje
há de empregar todos os recursos, inclusive as TIC, tendo em vista a criação de
comunidades colaborativas que propiciem construir uma sociedade solidária e
mais humanitária.
Nessa formação,
cujo eixo articula a realidade da escola, o educador terá a oportunidade de
identificar e analisar as problemáticas, permitindo assim, identificar
contribuições das TIC para transformar o seu fazer profissional, que constitui
o avanço.
Almeida, também
menciona as outras dificuldades que se fazem presentes, como condições físicas,
materiais e técnicas adequadas, quanto com a postura dos dirigentes escolares,
pouco familiarizados com a questão tecnológica.
Daí a importância
da formação de todos os profissionais que atuam na escola. Essa evolução levou
à tomada de consciência da importância de incorporar TIC à prática pedagógica e
ao contexto da sala de aula, bem como envolver os gestores nessas atividades. Cria-se,
assim, um ambiente de formação para que o gestor escolar reconstrua o seu papel
frente às responsabilidades e como gestor do projeto político pedagógico, bem
como pela criação de uma nova cultura da escola, que incorpore as TIC às suas
práticas.
Os participantes do
ambiente virtual são incitados a ler e a interpretar o pensamento do outro,
conviver com a diversidade e a singularidade.
A autora traz os
benefícios do uso das TIC na gestão escolar como: registrar e atualizar a
documentação; criar um sistema de acompanhamento da comunidade à escola;
definir metodologias de avaliação adequadas com critérios democráticos e
participativos; trocar informações. Assim, gestores identificam problemas e
busca alternativas de solução.
A fim de propiciar
formação de gestores para a incorporação das TIC, as secretarias de educação
juntamente com o Ministério da Educação, através do ProInfo – Programa Nacional
de Informática na educação, com um encontro presencial e através de
especialistas na ação realizaram trabalhos cujo eixo foi a realidade da escola
pública e o papel do gestor como líder da inserção das TIC na escola. Os
participantes retomam às suas escolas para desenvolverem atividades propostas
no encontro. A partir daí vem as interações nos fóruns e os formadores passam a
orientar e provocar reflexões que levam a avanços e desafios.
2) Citações
Principais do Texto:
“Posteriormente, as
TIC começaram a adentrar no ensino e na aprendizagem (...)” (p.1)
“Criam-se
possibilidade de redimensionar o espaço escolar, (...), propiciando a gestão
participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo (...)”
(p.01)
“Há que se empregar
nas ações de hoje todos os recursos disponíveis, inclusive as TIC (...)” (p.02)
“Nessa formação,
cujo eixo articula a realidade da escola (...)” (p. 02)
“A criação de um
fluxo de informações e troca de experiências, que dê subsídios para a tomada de
decisões (...)”(p. 03)
“Essa evolução
levou à tomada de consciência da importância de incorporar as TIC à prática
pedagógica e ao contexto da sala de aula (...)” (p.05)
3) Comentários
(parecer e crítica):
Vejo que há algum
tempo as TIC vem agilizando as práticas administrativas e adentrando com certa
resistência na aprendizagem integrando às atividades de sala de aula,
provavelmente devido não só à resistência dos profissionais, mas também a falta
de preparo para aplicar as novas tecnologias. Acredito que são poucos, mas
ainda temos casos na escola, de profissionais com falta de iniciativa para
retomar aos estudos e fazer modificações no seu fazer pedagógico.
Esse ponto de
partida do Ministério da Educação e das secretarias de Educação em parceria com
o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), vem proporcionar uma
formação à distância, para facilitar que os profissionais de educação tenham a
oportunidade de retomar aos estudos e avançar frente as novas tecnologias,
buscando interagir, trocar experiências e solucionar problemas.
A evolução com a
incorporação das TIC traz um avanço à prática pedagógica e ao contexto da sala
de aula, cria uma possibilidade ao gestor de reconstruir seu papel de
responsável perante a sua comunidade escolar, além de criar uma nova cultura,
de incorporar as TIC às suas práticas, buscando resolver situações problema do
cotidiano escolar.
4) Questionamentos
(questões levantadas e dúvidas):
Após a formação, o
gestor consciente dos benefícios após a incorporação das TIC, não só para
agilizar as atividades administrativas, mas também para a construção e prática
pedagógica, irá retomar à sua escola como líder da inserção da referida
ferramenta?
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