VIEIRA,
A. THOMAZ. Funções e Papéis da Tecnologia, São Paulo, PUC - SP, 2004.
Resumo:
O autor
traz, a partir da análise de conteúdo, o assunto Tecnologia contextualizado
na realidade das escolas, primeiramente como ferramenta que auxilia nas
atividades pedagógicas, onde o aluno é o beneficiado, em sua rotina escolar e
nos processos organizacionais, como: registros, acesso, manipulação e
apresentação de informações, aplicativos e outros.
Em
seguida o autor fala da responsabilidade da concretização do trabalho se o
professor tiver domínio da ferramenta e aplicá-la no cotidiano da sala de aula.
Por
fim, Vieira chega na grande questão em foco, que é saber como a tecnologia pode
ser aliada da direção e coordenação da escola. Mas para isso são muitas as
reflexões. Diferencia ainda, dado de informação e sua aplicação e a forma de
organizar esses dados para transformar em informação.
É
importante para organizar os dados: a contextualização, a categorização para
análise, os componentes essenciais, o cálculo que é a análise matemática, a
condensação e a apresentação.
Além de
aliados dos gestores na transformação de dados em informações, os computadores
raramente podem ajudá-los no que se refere a dar sentido aos dados. E lembra
que o conhecimento tem caráter humano, ou seja, para produzir conhecimento é
necessário que haja mentes que trabalhem.
Outro estudo
para as organizações escolares, diz Vieira, é observar e analisar a rotina da
escola. Então, para um ambiente com tecnologia temos que criar condições, seja
por meio de relações diretas (presenciais ou virtuais), para permitir a criação
e melhoria de conhecimento sobre os processos, requer bom senso.
Finalmente,
o autor fala que além do problema da cultura organizacional existente é
necessário uma visão estruturada para a implementação eficaz de sistemas nas
escolas.
2)
Citações principais do texto:
"Sabemos
dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o
aluno(...)" (p.01)
"Sabemos
também que esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os
conceitos e práticas relacionadas com a tecnologia(...)"(p.01)
"Mas
o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser
um grande aliado da equipe de direção e (...)"(p.01)
"A
confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e
dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa
instituição(...)"(p.01)
"O
sucesso ou fracasso organizacional depende, muitas vezes, em saber de quais
deles precisamos, dado ou informação(...)"(p.01)
"O
conhecimento tem caráter humano, ou seja, para produzir conhecimento é
necessário que haja mente(s) que trabalhe(m)(...)"(p.03)
"Contudo,
existe uma outra possibilidade para a obtenção de conhecimento aplicado nas
organizações escolares, que é o estudo e a análise de suas
rotinas(...)"(p.05)
"Então,
se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento passa fluir
constantemente, temos que criar condições, seja por meio de relações diretas
(presenciais ou virtuais)(...)"(p.05)
"(...),
a implementação de um sistema de organização na escola, torna-se mais fácil
quando a cooperação já faz parte da cultura escolar(...)"(p.06)
"(...),
os ingredientes-chave para a implementação eficaz de sistemas nas escolas,
necessita de pontos como: criação do contexto para a TI; desenho de sistemas de
TI e instalação do sistema de TI que vai ser utilizado(...)"(p.07)
3)
Comentário e Crítica:
De
acordo com o autor e ainda com base em algumas experiências pessoais, fica
claro que há uma preocupação em relação a implementação das TIC nas escolas. Acredito ainda, que
Vieira, levanta vários pontos importantes, um é a questão que além dos
benefícios que a tecnologia gera, podemos com ou através dela, deixar de
perceber outras mensagens que são passadas através da sensibilidade, no momento
que o profissional tem o contato direto com o aluno e de resultados
significativos da oralidade e expressão, por exemplo. Computadores podem ser
grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações. No
entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto que permite dar
um sentido aos dados.
Também concordo que,
para que os dados sejam transformados em informações, é preciso que se
acrescente significado a eles e encontrar formas para se fazer essa
transformação.
É importante lembrar que
os indivíduos produzem o conhecimento, pois são mentes que trabalham, que
pensam e que realizam as propostas elaboradas, tal capacidade é exclusivamente
humana.
Então, as mentes da
escola devem levantar todos os pontos relevantes, observando a realidade da comunidade
escolar, onde estão inseridos, e a partir daí criar condições, relações entre
pessoas para reflexões a respeito de rotinas para a criação de um ambiente
informatizado com o objetivo de melhorar, facilitar os conhecimentos sobre os
processos da escola, usando sempre o bom senso, respeitando a limitação do
colega e aproveitando e ressaltando a potencialidade e a habilidade dos
envolvidos, dando-lhes estímulos e demonstrando respeito.
É importante que se
tenha organização, um cronograma como ponto de partida do trabalho, para que os
envolvidos sintam a seriedade da proposta e que comecem a colocar suas opiniões
em relação a construção do projeto.
É importante também, que
haja no grupo uma cultura de cooperação.
Durante esta leitura
tive uma grande certeza, estou no caminho certo com os meus pensamentos, no que
tange a construção de propostas e suas organizações, no que penso quanto às
pessoas e a lidar com as mesmas.
4) Questionamentos:
1) Diante das questões
apontadas por Vieira, podemos perguntar: a tecnologia será uma ferramenta para
o sucesso da escola, seja no campo administrativo, pedagógico, pessoal etc?
2) A
formação do gestor em TIC, será realmente uma única exigência
para que o trabalho seja de excelência?
3) Como será a aceitação por parte dos professores, sabendo que eles terão que inovar no campo pedagógico, visando o aluno?
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