Total de visualizações de página

372

Fichamento 1

VIEIRA, A. THOMAZ. Funções e Papéis da Tecnologia, São Paulo, PUC - SP, 2004.

Resumo:

O autor traz, a partir da análise de conteúdo, o assunto Tecnologia contextualizado  na realidade das escolas, primeiramente como ferramenta que auxilia nas atividades pedagógicas, onde o aluno é o beneficiado, em sua rotina escolar e nos processos organizacionais, como: registros, acesso, manipulação e apresentação de informações, aplicativos e outros.
Em seguida o autor fala da responsabilidade da concretização do trabalho se o professor tiver domínio da ferramenta e aplicá-la no cotidiano da sala de aula.
Por fim, Vieira chega na grande questão em foco, que é saber como a tecnologia pode ser aliada da direção e coordenação da escola. Mas para isso são muitas as reflexões. Diferencia ainda, dado de informação e sua aplicação e a forma de organizar esses dados para transformar  em informação.
É importante para organizar os dados: a contextualização, a categorização para análise, os componentes essenciais, o cálculo que é a análise matemática, a condensação e a apresentação.
Além de aliados dos gestores na transformação de dados em informações, os computadores raramente podem ajudá-los no que se refere a dar sentido aos dados. E lembra que o conhecimento tem caráter humano, ou seja, para produzir conhecimento é necessário que haja mentes que trabalhem.
Outro estudo para as organizações escolares, diz Vieira, é observar e analisar a rotina da escola. Então, para um ambiente com tecnologia temos que criar condições, seja por meio de relações diretas (presenciais ou virtuais), para permitir a criação e melhoria de conhecimento sobre os processos, requer bom senso.
Finalmente, o autor fala que além do problema da cultura organizacional existente é necessário uma visão estruturada para a implementação eficaz de sistemas nas escolas.

2) Citações principais do texto:

"Sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno(...)" (p.01)

"Sabemos também que esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e práticas relacionadas com a tecnologia(...)"(p.01)

"Mas o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de direção e (...)"(p.01)

"A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição(...)"(p.01)

"O sucesso ou fracasso organizacional depende, muitas vezes, em saber de quais deles precisamos, dado ou informação(...)"(p.01)

"O conhecimento tem caráter humano, ou seja, para produzir conhecimento é necessário que haja mente(s) que trabalhe(m)(...)"(p.03)

"Contudo, existe uma outra possibilidade para a obtenção de conhecimento aplicado nas organizações escolares, que é o estudo e a análise de suas rotinas(...)"(p.05)

"Então, se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento passa fluir constantemente, temos que criar condições, seja por meio de relações diretas (presenciais ou virtuais)(...)"(p.05)

"(...), a implementação de um sistema de organização na escola, torna-se mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura escolar(...)"(p.06)

"(...), os ingredientes-chave para a implementação eficaz de sistemas nas escolas, necessita de pontos como: criação do contexto para a TI; desenho de sistemas de TI e instalação do sistema de TI que vai ser utilizado(...)"(p.07)

3) Comentário e Crítica:

De acordo com o autor e ainda com base em algumas experiências pessoais, fica claro que há uma preocupação em relação a implementação das TIC nas escolas. Acredito ainda, que Vieira, levanta vários pontos importantes, um é a questão que além dos benefícios que a tecnologia gera, podemos com ou através dela, deixar de perceber outras mensagens que são passadas através da sensibilidade, no momento que o profissional tem o contato direto com o aluno e de resultados significativos da oralidade e expressão, por exemplo. Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados.
Também concordo que, para que os dados sejam transformados em informações, é preciso que se acrescente significado a eles e encontrar formas para se fazer essa transformação.
É importante lembrar que os indivíduos produzem o conhecimento, pois são mentes que trabalham, que pensam e que realizam as propostas elaboradas, tal capacidade é exclusivamente humana.
Então, as mentes da escola devem levantar todos os pontos relevantes, observando a realidade da comunidade escolar, onde estão inseridos, e a partir daí criar condições, relações entre pessoas para reflexões a respeito de rotinas para a criação de um ambiente informatizado com o objetivo de melhorar, facilitar os conhecimentos sobre os processos da escola, usando sempre o bom senso, respeitando a limitação do colega e aproveitando e ressaltando a potencialidade e a habilidade dos envolvidos, dando-lhes estímulos e demonstrando respeito.
É importante que se tenha organização, um cronograma como ponto de partida do trabalho, para que os envolvidos sintam a seriedade da proposta e que comecem a colocar suas opiniões em relação a construção do projeto.
É importante também, que haja no grupo uma cultura de cooperação.
Durante esta leitura tive uma grande certeza, estou no caminho certo com os meus pensamentos, no que tange a construção de propostas e suas organizações, no que penso quanto às pessoas e a lidar com as mesmas.

4) Questionamentos:

1) Diante das questões apontadas por Vieira, podemos perguntar: a tecnologia será uma ferramenta para o sucesso da escola, seja no campo administrativo, pedagógico, pessoal etc?

2) A formação do gestor em TIC, será realmente  uma única exigência para que o trabalho seja de excelência?


3) Como será a aceitação por parte dos professores, sabendo que eles terão que inovar no campo pedagógico, visando o aluno?

Nenhum comentário:

Postar um comentário